domingo, 24 de março de 2013

Na realidade da vida



“Para que se possa medir uma realidade, é necessário que se utilizem ferramentas dessa mesma realidade.”

“Quando, enfim, acreditamos que sabemos todas as respostas, constatamos a fria realidade de que vínhamos todo o tempo adequando as perguntas às respostas que já tínhamos.”

“A gente tem que inventar a determinação, nas coisas que faz. Se dependesse de mim, eu morreria cantando, porque eu sou uma cigarra. Mas, no mundo da vida prática, preciso me proteger de mim mesma, e dessa minha forma de ser. Então, inventei em mim, aquilo que preciso para sobreviver nessa realidade, que só me tragaria: a determinação! E ela precisa, e só pode ser policiada por mim mesma, pois, por mim, ela é forjada. E, por não ser natural e espontânea, devo ser aplicada nessa tarefa.”

“A realidade é a mesma... O ser humano é o mesmo... As angústias são as mesmas... O que muda são os objetos, as dificuldades, os obstáculos. E o ser humano sempre tentando se livrar deles.”

"Se a realidade não me permite sonhar, os sonhos, em contrapartida, me salvam dela."

“Quando a idade vem chegando, rugas, cabelos brancos começam a surgir, a gente sabe que não vai dar contar de manter o corpo jovem; as marcas do tempo se fazem, numa velocidade embrionária, cada vez mais presentes – então nos vemos diante de uma realidade, muitas vezes, estranha a nós, até então: 'não é possível que tenhamos sido apenas corpos... deve haver algo mais'. É nesse momento que nosso comportamento se diferencia. Uns insistem em resgatar aquilo que a natureza está tomando de volta, outros mergulham num novo mundo (pra mim, o verdadeiro reino humano): o mundo das ideias, do intelecto, da sensibilidade, dos pensares em geral. O mundo da arte, em quaisquer de suas manifestações.”

“Se nos fosse dado o direito de escrever nossa história, com certeza, ela seria completamente diferente da realidade... mas, infelizmente, não a escrevemos, e, sim, somos escritos por ela.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário