quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prazeres & Deveres


“O dever me chama, mas o prazer me seduz.”

"Qual a grande compensação que a natureza proporcionou ao ser humano? O prazer. Visto que o prazer é o alívio do desprazer (segundo Freud), e que, na velhice, tem-se muito mais desprazer do que na juventude, consequentemente, mais alívio: essa é a compensação.”

“O medo e a dor de alguém são sagrados, e devem ser considerados acima de tudo, pois ali residem toda a fragilidade humana, toda a vulnerabilidade do ser.”

“Saber viver a vida? Olha, ninguém sabe viver. A gente vive, 'aos trancos e barrancos', tentando aprender, e, aí, quando a gente aprende, a gente descobre 'o' que deveria ter sabido desde o começo, pra evitar essa busca maluca de saber viver. Aí, a gente começa a tentar aprender a morrer... que coisa de doido...”

“Eu chego a crer que a busca pelo prazer visual pode levar ao desprazer dos demais sentidos e até da alma.”

“O viver é passivo, à medida que tem de se submeter às vicissitudes do cotidiano. E, quando não, de qualquer jeito, continua passivo, pois deverá se submeter às demandas e aos caprichos do desejo.”

“Só há troca, quando há diferença. Nos relacionamentos, deveríamos evoluir com as diferenças, em vez de buscarmos neutralizá-las, na vã tentativa de fazer do outro, um ‘igual’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário