segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nós, artistas


O ser humano não nasce com o dom artístico. Mas sim, com um intenso desejo pela arte. Deseja tanto, a ponto de querer a arte em si mesmo, buscando encarnar o prazer que julga existir nela. Arte não é dom. Arte é a fuga do ser humano para dentro de si mesmo. É onde ele ousa imitar a natureza, reproduzindo o que nela há de belo. Sua pretensão é criar seu próprio mundo, e nele se banhar, se encharcar, se afogar, se consumir. Arte não é dom. Arte é escravidão.”

A arte não pode ser aprisionada na forma, nem liberta demais no conteúdo. Ela deve despontar lentamente do sentir. E o sentir é livre na forma e denso no conteúdo.”

O artista tem a alma tão presente, que esquece que tem corpo.”

A poesia é uma predisposição de olhar as coisas que te cercam. Se você está predisposto, o mundo fica lindamente poético. Se você não está predisposto, esse mesmo mundo fica deprimentemente poético. Mas sempre poético, se o seu olhar for poético.”

Mal sabem todos de quanto excremento nasce uma bela poesia.”

"A dor é a moenda, com que se extrai o líquido poético da alma humana. Não pode haver a poesia, nem a arte, sem a dor, por que o ser humano guarda a dor lá no fundo, justamente onde residem a poesia, a arte."

A loucura é irmã univitelina da arte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário